Guia de introdução ao estudo da
música para violão
Introdução:
Essa seção tem como alvo principal,
pessoas que estão começando a tocar, tocam a pouco tempo ou estão interessadas em saber
algo mais. Lembramos que este curso serve apenas para dar uma introdução na arte de
tocar violão.
É de extrema importância, que você saiba que violão é um instrumento bastante
complicado e desistimulante para quem está aprendendo a tocar, os dedos doem, as notas
parecem horríveis, você não sabe o que fazer com a mão direita e nem tem coordenação
para fazer alguma coisa com a esquerda!
Mas não se preocupe, isso tudo é normal no início, temos que ter paciência, aprender
violão demora no mínimo 7 mêses e você só vai achar que sabe alguma coisa, mais ou
menos 1 ano depois! Para isso é necessário muito treino e disposição. Aos poucos vou
incluindo mais coisas que por ventura encontrar aqui em meu material didático.
Fernando Lous
Administrador do Curso
Capítulo 1: Iniciação
ao violão
Música - É a arte de
combinar sons de uma maneira agradável.
Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia- Combinação
de sons simultâneos; Ritmo - Uma combinação
de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas; Existem maneiras diferentes de tocar o
violão onde temos: Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde o
instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições
embutidos em um ritmo. Violão Solado Um método mais aprofundado onde o
intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde
os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento. *Partes do violão
1 - Tampo Corresponde ao corpo do violão. Onde
a sonoride varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do
instrumento. 2 - Rastilho Parte do instrumento que se prende as
cordas 2 - Cavalete Serve de suporte para prender o
Rastilho na altura correta. 3 - Boca Orifício localizado no corpo do
violão por onde o som se propaga. 4 - Cordas Parte fundamental onde são produzidas
as notas musicais. O som e formado a partir da casa precionada no braço do instrumento. 5 - Braço Parte do instrumento onde se localiza
as casas e os trastes. 6 - Trastes Dividem o braço do instrumento em
casas de maneira à alcançar a altura correta das notas. 7 - Casas Indicam exatamente a localização das
Nota musicais. 8 - Pestana Tem a função de servir como apoio
para as cordas direcionando-as para as tarrachas. 9 - Tarachas Tem a finalidade de alcançar a
afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade. 10 - cabeça Encontrada na parte superior do
braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.
Ao tocar as cordas livres, a
partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:
MI|------------------------------------------------ LA
|------------------------------------------------ RE
|------------------------------------------------ SOL|------------------------------------------------ SI
|------------------------------------------------ MI|------------------------------------------------
Sempre antes de tocar o
instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão que
emite a nota LA (440 Hertz).
1º Acertar a primeira corda de baixo para
cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a
taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida
pelo Diapasão. Obtendo na quinta casa corda 1 a nota
La Obtendo na corda 1 corda solta a nota
Mi 2º Agora pressionamos na segunda corda a
quinta casa (nota Mi), comparamos com a primeira corda solta a corda Mi já afinada
movimente a taracha até obter o som igual a primeira corda. Obtendo na quinta casa corda 2 a nota
Mi Obtendo na corda 2 corda solta a nota
Si 3º A seguir pressionamos na terceira corda a
quarta casa (nota Si), comparamos com a segunda corda solta a corda Si já afinada
movimente a taracha até obter o som igual a segunda corda. Obtendo na quinta casa corda 3 a nota
Si Obtendo na corda 3 corda solta a nota
Sol 4º Continuando pressionamos na quarta corda
a quinta casa (nota Sol), comparamos com a terceira corda solta a corda Sol já afinada
movimente a taracha até obter o som igual a terceira corda. Obtendo na quinta casa corda 4 a nota
Sol Obtendo na corda 4 corda solta a nota
Re 5º Vamos pressionamos na quinta corda a
quinta casa (nota Re), comparamos com a quarta corda solta a corda Re já afinada
movimente a taracha até obter o som igual a quarta corda. Obtendo na quinta casa corda 5 a nota
Re Obtendo na corda 5 corda solta a nota
La 6º Finalmente pressionamos na sexta corda a
quinta casa (nota La), comparamos com a quinta corda solta a corda La já afinada
movimente a taracha até obter o som igual a quinta corda. Obtendo na quinta casa corda 6 a nota
La Obtendo na corda 6 corda solta a nota
Mi Você pode também começar a afinação
usando a quinta corda solta (la) e comparar com o som do Diapasão, apartir desta corda
afinada você pode usar os mesmos passos acima para afinar as demais cordas. * CifrasAs cifras são um Padrão usado para
escrever as notas musicais usando letras.
Notas
Cifras
La
A
SiB
DoC
ReD
MiE
FaF
Sol
G
OBS: O melhor é que as cifras sejam
decoradas. Para isso pratique muito cada acorde para conhece-lo melhor e dessa
maneira ficar mais fácil lembrar. * AcordesÉ a produção de varios sons
simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que
é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo. Observe como exemplo estas
combinações: DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI Não importando a ordem das notas, esta
combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior. No nosso estudo o acorde será
representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja
abaixo:
C (Do Maior)
|-----|-----|-----|:E
b|--3--|-----|-----|:A
|-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:e
As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais
são os trastes
|-----|-----|-----|:E
|-----|-----|-----|:A
|-----|-----|-----|:D
|-----|-----|-----|:G
|-----|-----|-----|:B
|-----|-----|-----|:e <- cordas
Trastes
Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde:
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo
As letras representam as cordas do instrumento
|-----|-----|-----|:E -> 6ª Corda Mi mais grave
b|-----|-----|-----|:A -> 5ª Corda La
|-----|-----|-----|:D -> 4ª Corda Re
. |-----|-----|-----|:G -> 3ª Corda Sol
. |-----|-----|-----|:B -> 2ª Corda Si
. |-----|-----|-----|:e -> 1ª Corda Mi mais agudo
A letra b e os três pontos no lado esquerdo do gráfico
representam os dedos da mão direita posicionados sobre
as cordas.
O b indica o dedo polegar chamado de BAIXO que é a nota
mais importante do acorde. A nota do baixo varia entre as cordas
4, 5 e 6 do instrumento, de acordo com o acorde executado.
* Posições corretas das mãos
Mão direita
No exemplo do acorde de Do maior teremos o seguinte posicionamento
|-----|-----|-----|:E
P |--3--|-----|-----|:A
|-----|--2--|-----|:D
I |-----|-----|-----|:G
M |-----|-----|--1--|:B
A |-----|-----|----- |:e
Polegar -P Atinge a Corda 5 que é o Baixo do acorde
Indicador -I Atinge a Corda 3
Médio -M Atinge a Corda 2
Anular -A Atinge a Corda 1
A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma
espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea
sem forçar e sem retesar os nervos.
O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo
aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador.
Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador
posicionado na corda 3. Observe a Fig. 1.
Fig. 1
Mão esquerda
O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos
sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig. 2.
A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse
o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço
do instrumento.
Fig. 2
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível,
isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig. 3.
Fig. 3
* Primeiros acordes para estudar A (La Maior) Am (La Menor)
|-----|-----|-----|:E |-----|-----|-----|:E
b|-----|-----|-----|:A b|-----|-----|-----|:A
|-----|--1--|-----|:D |-----|--2--|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G . |-----|--3--|-----|:G
. |-----|--3--|-----|:B . |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:e . |-----|-----|-----|:e
A7 (La Maior com sétima)
|-----|-----|-----|:E
b|-----|-----|-----|:A
|-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|--3--|-----|:B
. |-----|-----|----- |:e
E (Mi Maior) E7 (Mi Maior com sétima)
b|-----|-----|-----|:E b|-----|-----|-----|:E
|-----|--2--|-----|:A |-----|--2--|-----|:A
|-----|--3--|-----|:D |-----|--3--|-----|:D
. |-----|-----|--1--|:G . |-----|-----|--1--|:G
. |-----|-----|-----|:B . |--4--|-----|-----|:B
. |-----|-----|-----|:e . |-----|-----|-----|:e
D (Re Maior) Dm (Re Menor)
|-----|-----|-----|:E |-----|-----|-----|:E
|-----|-----|-----|:A |-----|-----|-----|:A
b|-----|-----|-----|:D b|-----|-----|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G . |-----|--2--|---- |:G
. |--3--|-----|-----|:B . |--3--|-----|-----|:B
. |-----|--1--|-----|:e . |-----|-----|--1--|:e
Observe nos acordes acima que o Baixo é sempre dado na corda que
emite a nota nomeadora do acorde.
* Ritmo e dedilhadosO Tempo
Para ter uma noção básica sobre o tempo, vamos praticar
usando como marcador um relógio, a cada segundo passado
toque a 6ª corda do instrumento com o Polegar, siga o ritmo
dos segundos sem atrasar e nem adiantar. Vamos tocar a mesma nota
a cada segundo que passa.
Então vamos dizer que 1 tempo e igual a 1 segundo.
Agora vamos tocar a cada tempo uma nota diferente.
Usaremos 3 tempos.
No primeiro tempo toque com o polear a 6ª corda;
No segundo tempo toque com o polegar a 5ª corda;
No terceiro tempo toque com o polegar a 4ª corada;
Observe o esquema abaixo:
Tempos 1 2 3 1 2 ...
Dedos P P P P P ...
Repita este movimento até sincronizar com perfeição, um
toque a cada tempo.
Dedilhado
É o processo de tirar notas sucessivas, uma corda de cada vez,
cada corda com um dedo diferente.
1º Dedilhado
Tempos 1 2 3 4 1 2 3 ...
Dedos B 1 2 3 B 1 2 ...
|_____________|
Ded. Completo
Onde:
B = Baixo
1 = Indicador
2 = Médio
3 = Anular
Exercício:
Para praticar este dedilhado vamos treinar no acorde de C (Do maior).
C
|-----|-----|-----|:E
b|--3--|-----|-----|:A
|-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:e
Começamos tocando com o Polegar na 5ª corda indicado por b no gráfico,
agora toca-se o Indicador na 3ª corda, em seguida o dedo Médio na
2ª corda e finalmente o dedo Anular na 1º corda.
Tente executar no dedilhado o trecho abaixo, aplicando o dedilhado
completo duas vezes em cada posição. Você deve alcançar a perfeição
quando conseguir fazer as passagens de um acorde para outro seguindo
o tempo corretamente.
Am - A7 - Dm - Am - E - E7 - Am